quinta-feira, 29 de julho de 2010

Aplicações simples e úteis de reciclagem

Na teoria, plásticos são materiais formados pela união de grandes cadeias moleculares chamadas polímeros, que, por sua vez, são formadas por moléculas menores, chamadas monômeros. É um material largamente utilizado, devido a seu fácil manuseio, redução de peso do lixo, menor consumo de energia na sua produção e praticidade, dentre outros fatores.
A questão é que o lixo brasileiro contém de 5 a 10% de plásticos, e do total de plásticos produzidos no aqui, só reciclamos 15%. É um fato preocupante, principalmente se considerarmos que o tempo de decomposição do mesmo é superior a 100 anos.
Os plásticos recicláveis são: potes de todos os tipos, sacos de supermercados, embalagens para alimentos, vasilhas, recipientes e artigos domésticos, tubulações e garrafas PET ( que pode ser usada para a fabricação de cordas, fios de costura, cerdas de vasouras e escovas.)
Atualmente existem várias idéias e dicas de reciclagem de elementos plásticos. Profissionais das artes e donas de casa são os que mais expandem essa idéia mundo afora, contribuindo no reaproveitamento de elementos que, se despejados inadequadamente, causam efeitos negativos a longo prazo.
Pra deixar registrado aqui algumas idéias (que agradam principalmente ao gosto feminino), eis algumas imagens de produtos reciclados por donas de casa, retirados do blog que consta em cada foto (com os devidos créditos). Ora, não precisamos descartar todas as nossas garrafas, elas ainda podem ser usada por um longo tempo e assim poupar-nos de problemas maiores ainda no futuro.


O frasco de shampoo depois de usado ainda pode ter serventia!
Móbiles (PET)
Pulseirinhas (PET)
Marca-páginas
Cofrinho feito de garrafa PET


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dê sua opinião!