quinta-feira, 29 de julho de 2010

Ensino de Química


Resíduos e Rejeitos de Aulas Experimentais: O que fazer?

Quando há preocupação com temas relacionados ao meio ambiente, sempre nos lembramos dos resíduos que geramos. Ao mesmo tempo, nas escolas de ensino médio, há sempre a necessidade de aulas experimentais, a partir das quais os alunos poderão concretizar seu conhecimento. Desta forma, já que o tema deste blog é a própria educação ambiental, gostaríamos de dar destaque ao papel do professor na escolha de práticas experimentais que gerem menos danos ao ambiente.
Para diminuir a produção de resíduos químicos gerados, o professor deve tomar algumas medidas, entre as quais: reduzir a escala das experiências, diminuindo volumes e concentrações, utilizar reagentes com menor impacto ambiental, "reduzir, reusar, recuperar e reciclar" sempre que for possível, substituir reagentes químicos por similares não tóxicos, entre outras coisas.
Mesmo realizando estas medidas, serão gerados resíduos (que podem ser reaproveitados com ou sem tratamento) e rejeitos (que devem ser descartados após tratamento) que devem ter correta disposição final, respeitando incompatibilidades químicas. O importante, é ter consciência que ao despejar resíduos químicos na rede de esgoto, você não está empurrando o problema para outros e sim, gerando problemas para si próprio e para o lugar em que você vive.

Para saber mais sobre este assunto, consulte "MACHADO, P.F.L., MÓL, G.S. Resíduos e Rejeitos de Aulas Experimentais: O que Fazer?. QNEsc n° 29, agosto de 2008. pg 38-41."

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