quinta-feira, 29 de julho de 2010

Um grande problema ambiental: pilhas e baterias


Pesquisa realizada pelo Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), constatou que aproximadamente 1 do lixo das cidades é constituído por resíduos sólidos que contém metais tóxicos, tais como Chumbo, Cádmio e Mercúrio e boa parte da fonte deste tipo de lixo são as pilhas e baterias descartadas erradamente juntas com o doméstico. Estes elementos podem contaminar os solos ou até mesmo lençóis freáticos e as pessoas que se contaminam por esses metais pesados podem sofrer de doenças tais como artrite crônica, danos ao sistema nervoso central e ao circulatório, aos rins, esterilidade e até mesmo óbito.
Segundo a legislação brasileira, cabe ao consumidor procurar a empresa de quem ele comprou aquele material e esta tem a obrigação de recolhê-las para que possa dar-lhes o devido tratamento. As pillhas e baterias que devem ser devolvidas são as de Níquel/Cádmio e que contenham os outros metais já citados. Certos tipos de pilhas podem ser descartadas com o restante do lixo, sendo elas:
- comuns e alcalinas usadas em brinquedos.
- de níquel-metal-hidreto (NiMH) usadas em celulares, telefones sem fio, computadores portáteis.
- de íons de Lítio usadas comumente em celulares, calculadoras, relógios, filmadoras, etc.
- de zinco usadas em aparelhos auditivos.
em miniatura usadas em relógios, agendas eletrônicas...

Uma maneira de reduzir o impacto ambiental do uso de pilhas e baterias é substituindo produtos antigos por novos que propiciem um maior tempo de uso, como o uso de pilhas alcalinas ou de baterias recarregáveis em lugar de pilhas comuns. Também pode-se eliminar ou diminuir a quantidade de metais pesados na constituição das pilhas e baterias.

Fique por dentro do assunto consultando o site Ambiente Brasil.

Fontes:ABINEE, Jorge Alberto Soares Tenório e Denise Crocce Romano Espinosa (www.cepis.ops-oms.org) Portal amigos da natureza (http://www.amigosdanatureza.net)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dê sua opinião!